Hoje é um dia especial, com certeza irei lembrar desse dia para sempre, hoje é o dia que eu não renovarei o meu MVP, isso para mim significa muita coisa, muita mesmo. Mas vamos entender como cheguei até aqui.

Eu conhecia alguns MVPs e eu os olhava com muita admiração, ia nas palestras, tirava foto com eles, tenho foto com o Igor Abade, Giovanni Bassi (esses dois depois viraram meus sócios), Alexandre Tarifa, Renato Haddad e Emerson Facunte. Existiam outros MVPs mas esses me marcaram pela vontade de contribuir com a comunidade e com certeza fizeram diferença no profissional que eu sou hoje.

Por conhecer essas pessoas, comecei a querer contribuir também, junto com o Giovanni Bassi comecei a ajudar na organização do .Net Architects, grupo que criamos através de uma chamada que ele fez no blog dele, foi nesse grupo que eu aprendi como contribuir, fiz de tudo um pouco, organizei eventos, passei madrugadas cortando crachás, palestrei, segurei microfone, tretei no grupo, foi uma experiência única.

Foi nessa época que vi que estava estagnado na empresa em que eu estava, queria novos desafios, com o apoio da minha amada esposa Mariana Frioli fui seguir esse desejo, saí da situação de conforto e troquei de trabalho, estudei muito, passei por 2 outras empresas antes de ser convidado a entrar na Lambda3 (sim, não sou fundador), um empresa que acabava se se formar e tinha o DNA de contribuição com a comunidade, isso já era no final de 2010, eu já estava portanto há 2 anos contribuindo e ainda achava que demoraria para a Microsoft me notar.

Mas no dia primeiro de janeiro de 2011 eu recebi um email da Microsoft que mudou a minha carreira profissional, foi nesse dia que recebi o e-mail que eu li umas três vezes antes de conseguir comemorar.

Comemorei muito, era um sonho, e foram 8 anos e 6 meses muito bons para mim, acredito que para algumas pessoas isso não seja muito impactante, mas para mim foi, 2 meses depois eu estava no MVP Summit em Redmond, na sede da Microsoft, assisti palestras com pessoas que eu nem imaginava um dia conhecer, eu posso dizer que vi a história das ferramentas em que eu trabalhava sendo escrita, isso me fez acreditar no que eu estava fazendo, me fez ser mais crítico com meu trabalho.

Conheci muitas pessoas, troquei muitas idéias com vários MVPs e várias discussões enormes nos Summits, ficamos várias vezes até a madrugada no lob do hotel discutindo, ótimas lembranças.

Bom, mas porque hoje é o último dia? Bem, MVP é sobre contribuição com a comunidade, é sobre dedicação, e eu decidi no final do ano passado que isso não seria minha prioridade para os próximos anos.

A vida é única, tem hora que precisamos fazer escolhas, tenho uma família que eu a a minha esposa construímos, um filho de 7 e uma filha de 1 ano, e decidi que iria me dedicar mais a eles e a minha empresa, posso dizer que não foi uma decisão fácil, mas a indecisão estava me prejudicando, isso foi uma escolha pessoal, quando decidi e comuniquei o MVP Lead da minha decisão, eu fiquei muito mais aliviado.

Tenho certeza que sentirei falta, pretendo ainda participar da comunidade, mas em um ritmo bem mais leve, já cheguei a palestrar 25 vezes em um ano, podcasts, vídeos, posts, eventos, isso requer tempo, e esse tempo quero aplicar em outras coisas.

Mas como MVP é um reconhecimento do trabalho é mais que justo que eu não receba esse ano, fico feliz em ver novos nomes com energia para contribuirem com a comunidade.

Tem muitas pessoas que vou sentir saudades das discussões no summit, mas tem pessoas que eu sempre encontrava lá, em especial as conversas com o Elemar Jr, André Carlucci, William Barbosa, Carlos Dos Santos, Alexandre Santos Costa.

Aqui fica o meu agradecimento ao programa MVP, em especial a grande amiga que fiz dentro do programa Fernanda Saraiva.

Também preciso agradecer a dois grandes amigos, Igor Abade pelos conselhos e várias conversas sobre a vida e Giovanni Bassi que foi um grande mentor lá no início das minhas contribuições, sem você talvez eu não tivesse achado esse caminho.

Por último e claro que não menos importante, a minha amada esposa Mariana Frioli, sem você me apoiando nada disso seria possível, você já assistiu várias palestras testes minhas, já revisou texto, fez o logo do .Net Architects, ajudou na distribuição de crachás em evento, fez tudo que eu precisava e mais um pouco, obrigado por todo o suporte que você me deu. Eu te amo!

Categories: Blog

0 Comments

Leave a Reply

Avatar placeholder

Your email address will not be published. Required fields are marked *